domingo, 2 de dezembro de 2012

Aniversário de D. Pedro II

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, filho mais novo de D. Pedro I, Imperador do Brasil, e D. Maria Leopoldina de Áustria, nasceu aos 2 de dezembro de 1825 na cidade do Rio de Janeiro. Governou o Império de 1841 a 1889, quando foi deposto pelo golpe militar que proclamou a República, em 15 de novembro daquele ano.

Era um entusiasta das artes e da ciência, um exímio linguista (dominava 15 idiomas) e um intelectual de vulto, amigo pessoal de grandes mentes da época - Louis Pasteur, Richard Wagner, Victor Hugo, Alexander Graham Bell, dentre outros. Conhecido pela modéstia no vestir o portar-se, trabalhava mais da metade do dia. Seus 48 anos de reinado foram o período de maior estabilidade econômica, política e social que o Brasil já viveu. Vivendo dias em que se faz pensar que o Brasil foi inventado pelo PT em 2003, é de suma importância honrar os verdadeiros grandes homens que já governaram o País.

Um comentário:

  1. D. Pedro II, para mim, é um herói.
    Exemplo de humildade e sabedoria.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia a política de comentários do blog. E lembre-se: o anonimato é, muitas vezes, o refúgio dos canalhas.